sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dá para acreditar em político?

...mais sujo que poleiro de galinha...

Não vem que não tem! (mas se vier, tem...)


Em artigo do jornal "Gazeta Regional" - página 3 primeira quinzena novembro/2011, distribuído porta a porta em nossa cidade, a Situação (Governo Adilson Bolinha) reclama que a Oposição (segmento não identificado, mas, pela forma como ataca Rafael, deve ser o grupo dele), está massacrando publicamente a vereadora Deise - como se ela fosse inocente e o povo carrasco.

Na verdade não é bem assim que as coisas estão acontecendo. Pode até estar havendo algum exagero na dosagem e algum grupo estar realmente tirando vantagem política da situação, pois não há mesmo como evitar isso e é natural que seja assim. Só há dois lados, portanto, quando um ganha o outro perde, mas não tem nada a ver com Oposição - pelo menos é o que parece pelo jeito como as coisas estão evoluindo.
É o Povo, de fato, mostrando toda a sua indignação. Com a vereadora, com a Câmara - pela postura da maioria dos vereadores em relação ao caso, pela forma como os carros foram conseguidos envolvendo a responsabilidade na liberação. O prefeito não assume que autorizou, alegando a falta de um documento, mas sabia do fato uma semana antes. Alega desconhecer o motivo, mas ele deveria ser o primeiro a saber ou questionar no exato momento em que foi procurado pelo marido da vereadora. Afinal, para atender necessidades do setor não seria preciso contato com o prefeito, bastava seguir os critérios para utilização dos veículos em situações normais. Nada justifica a falta de controle, a falta de critério ou acordos verbais para situações insustentáveis como essa.
Ninguém consegue explicar direito isso e parece haver blindagem para esconder o que de fato ocorreu. Há declarações contraditórias e é preciso esclarecer. Alguém parece estar mentindo e se é relevante ou não são meros detalhes. Independente, porém, da responsabilidade legal atribuída a quem porventura tenha sido delegado poder, a responsabilidade moral é de quem deveria implantar controles eficazes e não o fez. Ou, se fez, deveria cobrar a sua execução ou, no caso de negligência comprovada, punir a irresponsabilidade. Mas, se não teve visão, criatividade ou vontade política para mudar culturas anteriores ao seu mandado, deveria agora assumir que falta planejamento adequado para a sua administração.
Se a tal Oposição tiver rabo de palha, vai se queimar também, mas na hora certa. Tudo que o povo quer agora é Justiça e vai querer o mesmo depois. Não com as próprias mãos, mas com o braço forte da Lei. A Situação reclama que quer o mesmo tratamento no julgamento das contas do Rafael. Nada mais justo, investigações servem exatamente para isso. Não é preciso pedir, a Câmara é que deve saber como agir na hora e sem medo do povo se estiver com a razão.
Porque o Povo, o verdadeiro povo, esse que de vez em quando acorda, sabe gritar quando preciso e fazer valer a sua razão. O Povo não sai às ruas por qualquer coisa, só porque alguns políticos querem.
Esse mesmo jornal diz, no final do artigo, que "um certo vereador já teria recebido uma parte do dinheiro de um suposto acordo para ser usado e abusado por ex-administrador público." Que vereador é esse? Que dinheiro é esse? Que acordo é esse? Que ex-administrador é esse?
Não adianta jogar coisas leves e malcheirosas assim ao vento - de fofoca o povo já está cheio! Se há evidências palpáveis, com testemunhas confiáveis, com um mínimo de prova que seja, seria mais construtivo levar a denúncia diretamente à Promotoria em vez de disseminar comentários que mais confundem do que esclarecem a comunidade. Salesópolis não precisa disso na Imprensa. Precisa mesmo é de trabalho sério, honesto, transparente, imparcial e acima de tudo a serviço da conscientização popular e não para fomentar picuinhas políticas.
Disso o povo já está cheio e é justamente por isso que está agora se revoltando e se voltando contra o sistema corrupto e insensível aos verdadeiros anseios populares. O Quico também foi citado de forma bastante pejorativa e ele parece estar se aliando ao Rafael para a próxima eleição. É outra coisa que não dá para entender. Rafael passou uma bela rasteira nele, tomou-lhe a Prefeitura e se elegeu depois às custas da execração dele. E agora ele, justamente ele - o Quico, se alia ao seu carrasco.
Política é realmente algo difícil de entender. Como é que os eleitores do Quico poderão aceitar uma coisa dessas? Como é que os eleitores do Rafael vão engolir o Quico depois da imagem que o Rafael fez dele para conquistar os votos na eleição que o elevou ao Poder e jogou o outro na lama? E como é que os dois visitarão o eleitorado juntos depois de tudo que passaram ou fizeram um ao outro?
E do Nêgo, ninguém fala nada? Para quem não sabe ele também está no páreo... Ou será que estão achando que ele não oferece perigo? E o Dr. Gilberto, do PSD da Deise, será que sairá mesmo candidato? Quem seria o seu vice, Adilson Bolinha? Ou o Adilson, depois de todo trabalho que teve para encher a prefeitura de cabos eleitorais (é o que o povo diz), acha que não vai ter pra ninguém na próxima eleição? Pelo jeito estamos todos bem arranjados. E os políticos desesperados para ferrar um ao outro. Sei não, mas acho mesmo é que vai sobrar pra todo mundo... Se continuar assim o povo não vai ter é em quem votar!

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu artigo, gosto de política, não de políticos,raras exceções. Abs. sandra

    ResponderExcluir
  2. Realmente é dificio entende uma aliança politica de Quico e Rafael, mas rafael se desligou do governo Quico, 2 anos antes das eleições, ja o Adilson ficou até o ultimo momento junto com o Rafael e agora fala que ele não presta. Quanto a candidatura do Gilberto, só se o povo for muito burro em acreditar num homen desse. Como no caso do Quico e Rafael, o que ele vai alegar quando for pedir voto? O que ele vai falar da saude estar tão ruim? Ele dizia que ele era a solução por ser médico e estar a muitos anos trabalhando na cidade. E porque tanta coisa errada? No caso do Nego, todos sabem que ele esta fora sim, é uma pessoa antipatica, que só conhece as pessoas quando se lança candidato. Tem um grupo fraco que esta se achando os melhores candidatos da cidade ( xororó, Abel do Bragança, Debora, etc). Vamos ver o que acontece, pois como disse Tiririca: " Pior que esta naõ fica".

    ResponderExcluir
  3. Ideal seria se os comentários trouxessem identificação. Assim, com pseudônimo, não faz muito o meu gênero - até porque a finalidade desse blog é dar transparência e não confundir ainda mais as pessoas. Então, seguindo essa linha de raciocínio, só posso imaginar que a declaração de Denúncia me pareceu tendenciosa e pendendo para o Rafael. O fato de considerar o grupo do Nêgo fraco é um direito, mas não é endossado por este blog, porque analisando criticamente não vejo bem desta maneira. Quanto à afirmação do reconhecimento ao se lançar candidato é realmente um fato para reflexão. Quanto ao desligamento do Rafael em relação ao Quico dois anos antes é um assunto que merece melhor análise e não sei se resistiria a uma avaliação mais profunda - talvez apenas agrave ainda mais a situação. O resto é válido, o que nos deixa realmente num beco sem saída - praticamente sem ter mesmo em quem votar... Talvez seja mesmo a hora da campanha para o VOTO NULO!

    ResponderExcluir